Produção Cultural

Projetos de artistas, produtores

culturais, Poder Público e sob

medida para empresas. >>>

 

Produção Audiovisual

Vídeos e filmes de caráter cultural e

comercial (documentários, filmes,

institucionais, séries). >>>

Memória Corporativa

Levantamento da história, tendo em

vista a preservação e a divulgação

da memória da empresa. >>>

 

 

 

Biografia

Registro da história de vida de uma

pessoa, reunindo relatos de saberes,

experimentações e vivências. >>>

Prev Next

"Se não nos unirmos, a Società It…

12-07-2023 Hits:436 Notícias Ana Paula - avatar Ana Paula

"Se não nos unirmos, a Società Italiana corre o risco de desaparecer"   Bela entrevista da presidente da Società Italiana de Piracicaba...

Read more

Pesquisador do filme do clube Rio Branco…

27-06-2023 Hits:568 Notícias Ana Paula - avatar Ana Paula

Pesquisador do filme do clube Rio Branco de Americana participa de live gratuita A intenção é compartilhar informações sobre o trabalho...

Read more

Gratuito em Piracicaba: violinista grega…

07-06-2023 Hits:540 Notícias Ana Paula - avatar Ana Paula

Gratuito em Piracicaba: violinista grega Irmina Trynkos faz masterclass e se apresenta com Orquestra Filarmônica Jovens Músicos Masterclass acontece na sexta...

Read more

Santa Bárbara D´Oeste: Academia Jovens…

06-06-2023 Hits:445 Notícias Ana Paula - avatar Ana Paula

Santa Bárbara D´Oeste: Academia Jovens Músicos leva Concertos Didáticos para 500 alunos de escolas públicas Apresentações serão na próxima quarta (07/06)...

Read more

Bastidores de um concerto: trabalho, ded…

19-05-2023 Hits:498 Notícias Ana Paula - avatar Ana Paula

Bastidores de um concerto: trabalho, dedicação e amor à música O clipe que vamos assistir traz um resumo dos bastidores de...

Read more

Prédio italiano histórico de Piracicab…

18-05-2023 Hits:482 Notícias Ana Paula - avatar Ana Paula

Prédio italiano histórico de Piracicaba (SP) pode ser restaurado Projeto técnico foi aprovado no ProAC e empresas podem destinar o ICMS O...

Read more

Roteirista do filme 'Escola de Goleiros…

31-03-2023 Hits:610 Notícias Ana Paula - avatar Ana Paula

Roteirista do filme 'Escola de Goleiros' participa de live da ICine O jornalista, roteirista e idealizador do filme Escola de Goleiros...

Read more

Produtora 3marias celebra 20 anos de cam…

03-03-2023 Hits:521 Notícias Ana Paula - avatar Ana Paula

Produtora 3marias celebra 20 anos de caminhada cultural “Tríade, trinômio, trindade, trímero, triângulo, trio Trinca, três, terno, triplo, tríplice, tripé, tribo.”  Trecho da...

Read more

Quero receber conteúdos exclusivos da 3marias!

Coloque abaixo o seu melhor e-mail para fazer parte da nossa lista VIP e receber informações valiosas sobre arte, cultura, projetos culturais, leis de incentivo, produção audiovisual e muito mais! 

 

Rodrigo Brandão / Rebeca Propaganda

 

4 Cantos, composto pelos violeiros Cláudio Lacerda, Luiz Salgado, Rodrigo Zanc e Wilson Teixeira, apresentou-se com prosas-show e shows em Santa Bárbara d’Oeste, nos dias 10 e 11 de dezembro, e em Piracicaba, nos dias 12 e 13 – todos os eventos tiveram entrada gratuita; próximos destinos são esperados para 2015.

 

“Celebrando estação, de viola na mão”, como na canção “Trem de Verão”, de Wilson Teixeira, o trem do 4 Cantos, trazendo quatro violeiros e vasta bagagem cultural – folclórica, sertaneja, caipira, do Interior, da vida miúda, cantinho da alma, e do próprio País – fez duas paradas no início de dezembro.

 

A primeira, nos dias 10 e 11, em Santa Bárbara d’Oeste. “Foi uma das melhores apresentações do ano na Fundação [Estação Cultural]. Uma noite memorável”, afirmou a superintendente da Fundação Romi, Márcia Ameriot. Mas antes do dedo nas cordas, o dedo de prosa – ou: antes do show, as prosas-show.

 

“Falamos das tradições, da cultura paulista, da viola mineira, do mercado fonográfico, das nossas carreiras, do nosso encontro”, contou Luiz Salgado. “Havia um roteiro, mas prevaleceu o improviso. Até porque, nesse modelo de workshop, as pessoas fazem parte do espetáculo, elas perguntam, querem saber da origem das composições. A conversa tem um ponto de partida, mas não necessariamente um ponto de chegada”, completa Zanc. Talvez como a travessia em João Guimarães Rosa: a correnteza muda a fortuna; nunca dá onde foi planejado.

 

As prosas-show foram realizadas no dia 10 – no Centro Cultural e Biblioteca “Prof. Léo Sallum”, às três da tarde, e na Estação Cultural, às oito da noite. “Na prosa-show [da Estação Cultural], a interação com o público foi excelente. Depois da apresentação, foram todos muito simpáticos e atenciosos com os presentes. O resgate da música raiz, com vozes e repertório maravilhosos, com qualidade, não é algo que ouvimos sempre”, comentou Márcia.

No dia seguinte, o 4 Cantos retornou à Estação Cultural, novamente às oito da noite, desta vez para o show. “Casa cheia joga mais lenha na caldeira da locomotiva”, brincou Wilson Teixeira. “Choveu bastante à tarde, enquanto passávamos o som. E chovia um pouco ainda na hora do show. Mas as pessoas foram chegando, sentando e de repente acabaram-se as cadeiras. Vimos que o pessoal da organização foi buscar mais cadeiras. Todo mundo se acomodou. Pelos aplausos, é possível concluir que aproveitaram”, recordou Cláudio Lacerda. 

E se o trem quiser um dia regressar à Estação? Afinal, “o aço grita pelos trilhos da saudade”. “Estamos de portas abertas para quando quiserem voltar”, disse Márcia.

 

“E não tem curva, nem ponte, não tem pinguela”: o 4 Cantos chega a Piracicaba

No dia 12, o 4 Cantos fez duas prosas-show, a primeira no Centro Cultural Zazá, às 10h, e a segunda no Sesc Piracicaba, às 14h. A animadora cultural e programadora do Sesc, Suellyn Camargo, que acompanhou a atividade, relatou que o público foi bom e recebeu muito bem o projeto. “E o mais importante é que gostou. Quem veio saiu elogiando. Nossa programação sempre tem ligação com a cultura popular, que é muito forte, presente e valorizada em Piracicaba e região”, considerou.

Rodrigo Zanc falou que as quatro prosas-show, nas duas cidades, foram realizadas em lugares diferentes, com plateias diferentes. “Essa riqueza de diversidade ajuda a sair do padrão. São ansiedades específicas e procuramos atender a todas elas. Não queremos ter um público de uma determinada classe social ou de uma determinada faixa etária. Estamos falando de um patrimônio cultural que é do Brasil. Da cultura expressadapela viola. Daí a importância de todos os eventos terem sido gratuitos”, avaliou Zanc.

O show em Piracicaba teve atmosfera nostálgica. Como a apresentação aconteceu em espaço aberto, na praça em frente a uma das unidades da rede de Supermercados Pague Menos, o horário coincidia com o funcionamento do estabelecimento e com o fim da missa no bairro Santa Terezinha. “As pessoas iam se aproximando. Paravam, ouviam. Parte do público era itinerante. Mas muita gente ficou. Se considerarmos que não executamos canções conhecidas, comerciais, que nosso repertório só tinha música autoral, o resultado foi excelente”, analisou Cláudio Lacerda.

 

“Pois comigo ninguém pode, eu viajo do sul ao norte”

Pelo projeto aprovado e os recursos captados por meio do ProAC, o 4 Cantos tem mais uma jornada, com até duas estadas. Onde? “As cidades dos próximos shows e prosas ainda estão em aberto, dependendo de parcerias e autorização do ProAC, mas estamos trabalhando para que a nova andança desse espetáculo que é o 4 Cantos aconteça no primeiro semestre de 2015”, fala a produtora cultural Luciana Teixeira, da 3marias.

Rodrigo Zanc diz que a ideia, para um futuro breve, é captar recursos por meio de leis de incentivo federais para o 4 Cantos prosear, tocar e cantar fora de São Paulo também. “Aí, sim, faremos jus ao nome. Vamos levar música para os quatro cantos deste Brasil”.

CLÁUDIO LACERDA 

Estreou em 2003, com o CD “Alma Lavada”. Dois anos depois, venceu o I Prêmio Nacional de Excelência da Viola Caipira, como melhor intérprete, feito repetido nas outras duas edições do Prêmio, realizadas em 2010 e em 2013. Já dividiu palco e faixas de seus discos com nomes como Dominguinhos e Renato Teixeira. Em 2007, gravou seu segundo CD, “Alma Caipira”, e, em 2010, o autoral “Cantador”.

 

LUIZ SALGADO

Mineiro de Patos de Minas, suas composições são ligadas ao folclore, exaltando a biodiversidade e a cultura do povo do cerrado. Participou de vários festivais e venceu alguns deles, como o Canções para Arteiros, do Itaú Cultural, em 2009. Gravou os discos “Trem Bão” (2003), “Sina de Cantadô” (2007) e “Navegantes” (2010), além do DVD “Noite e Viola” (2012).

 

RODRIGO ZANC

Pesquisa a viola brasileira e suas influências há mais de 20 anos, lutando incansavelmente pela manutenção e propagação da cultura ligada ao instrumento. Participou de vários festivais, dentre eles o Viola de Todos os Cantos, da EPTV - Rede Globo, e chegou às finais de 2005 e de 2007. Em 2006, lançou “Pendenga”, seu primeiro CD. Em 2010, Rodrigo Zanc foi à Europa divulgar seu trabalho. Em 2013, produziu seu segundo disco, “Fruto da Lida”. Foi selecionado para o 26º Prêmio da Música Brasileira.

 

WILSON TEIXEIRA

Natural de Avaré (SP), estudou violão e piano erudito. Participou de diversos festivais relacionados com a viola ou a música regional, como os de Tatuí (SP), Ilha Solteira (SP), Avaré (SP) e Ponta Grossa (PR). Em 2001, integrou a gravação do CD “Ciranda de Cantigas”, organizado por Salatiel Sliva. Em 2004, passou a fazer parte da equipe de músicos dos Trovadores Urbanos. E, em 2007, gravou o CD “Almanaque Rural”.

 

FICHA TÉCNICA

Projeto: 4 Cantos

Patrocínio: Indústrias Romi e Supermercados Pague Menos

Apoio: Usicomp, Fundação Romi, Sesc, Prefeituras de Santa Bárbara d’Oeste e de Piracicaba

Produção cultural: 3marias

Realização: 4 Cantos (Cláudio Lacerda, Luiz Salgado, Rodrigo Zanc e Wilson Teixeira), Programa de Ação Cultural (ProAC) e Secretaria da Cultura (Governo do Estado de São Paulo)

 

Assessoria de Imprensa

Rodrigo Brandão / Rebeca Propaganda

(16) 99618-0136 / (16) 3336-3131

Sou empresário, quero Investir!

3mariasInvestir em Cultura é uma questão de estratégia.

Fale com a gente: 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sobre as Leis de Incentivo à Cultura


3marias Produtora -

0 sec.
Views: 0
3marias Produtora -

0 sec.
Views: 0
3marias Produtora -

0 sec.
Views: 0
Joomla 3.0 Templates - by Joomlage.com