Tigre de Americana: DVDs do filme são en…

10-02-2017 Hits:163 Notícias super sindica - avatar super sindica

O objetivo é fazer com que as novas gerações tenham acesso à história da cidade Cerca de 800 unidades do DVD que contém o filme documentário "Tigre de...

Read more

Tigre de Americana, Uma Paixão Centenári…

22-07-2016 Hits:2048 Notícias Ana Paula - avatar Ana Paula

Lançamento do DVD Tigre de Americana, Uma Paixão Centenária  Documentário sobre a história do Rio Branco, com extras inéditos, está à venda  Por Claudio Gioria    O documentário Tigre de Americana, Uma Paixão Centenária...

Read more

Tigre de Americana, Uma Paixão Centenári…

22-07-2016 Hits:1284 Notícias Ana Paula - avatar Ana Paula

Lançamento do DVD Tigre de Americana, Uma Paixão Centenária  Documentário sobre a história do Rio Branco, com extras inéditos, está à venda  Por Claudio Gioria    O documentário Tigre de Americana, Uma Paixão Centenária...

Read more

Documentário tem exibições gratuitas

06-05-2016 Hits:2350 Notícias Ana Paula - avatar Ana Paula

Documentário tem exibições gratuitas Cineclube e Polivalente vão mostrar Tigre de Americana – Uma Paixão Centenária. Escolas interessadas em exibir o filme podem fazer a solicitação. Claudio Gioria – Assessoria de Imprensa Quem...

Read more

PROJETO DE RESTAURO DA IGREJA MATRIZ DE …

14-03-2016 Hits:846 Notícias Ana Paula - avatar Ana Paula

PROJETO DE RESTAURO DA IGREJA MATRIZ DE AMERICANA TEM INÍCIO3marias Produtora Cultural é a empresa contratada para produção e gestão do projeto De: Basílica Santuário Santo Antônio de PáduaAssessor de imprensa:...

Read more

Filme Tigre de Americana - Uma Paixão Ce…

09-03-2016 Hits:803 Notícias Ana Paula - avatar Ana Paula

         O documentário Tigre de Americana - Uma Paixão Centenária, produzido pela 3marias e com consultoria do jornalista Cláudio Gioria, foi destaque na revista Placar de março/2016. O...

Read more

Quatro violas. Quatro vozes. Quatro estradas. E um caminho

Por Rodrigo Brandão/Rebeca Propaganda

Formado em 2011 pelos violeiros Cláudio Lacerda, Luiz Salgado, Rodrigo Zanc e Wilson Teixeira, grupo 4 Cantos se apresenta nas Oficinas Culturais (antigo CAC) em Avaré, no dia 24, e no Cine Teatro Nelli em Botucatu, no dia 25, ambos com entrada gratuita

É difícil etiquetá-los, cravar um estilo e resumi-los. Em comum, a viola caipira. Mas o som não é exatamente caipira, embora existam influências. Nem exatamente folclórico, embora existam influências. Nem exatamente guarani, fronteiriço, embora existam influências. Nem exatamente regional, essa denominação que, apesar da tentativa de ser específica, acaba se revelando uma definição vaga demais. Talvez, como o sertão de João Guimarães Rosa, mineiro na gênese e infinito na chegada, as melodias aspirem ao universal.

Os músicos – compositores, violeiros e cantores – Cláudio Lacerda, Luiz Salgado, Rodrigo Zanc e Wilson Teixeira, integrantes do 4 Cantos, mais do que oferecer ao público uma oportunidade para rotulá-los, algo que a indústria fonográfica e a crítica ainda não conseguiram, buscam, como “quatro rios que se encontram, misturando suas águas”, junto da plateia, somar “suas alegrias” e compartilhar “suas mágoas”. Afinal, a música do interior – do País e da alma – sempre celebrou momentos de amizade e exteriorizou a angústia do entardecer no campo, hora de solidão e nostalgia.

4 Cantos estará em Botucatu, nos dias 22 e 25 de abril (quarta-feira e sábado), e em Avaré, nos dias 23 e 24 de abril (quinta e sexta-feira). Antes dos shows, eles participarão das prosas-show. Serão duas prosas em cada cidade, mas uma delas, em Avaré, às 15h do dia 23, é exclusiva para osalunos da Escola Estadual de 1º e 2º Grau “Matilde Vieira” (veja abaixo a programação completa).

“Nestes eventos [prosas-show], como o próprio nome já diz, nós conversamos com o público e executamos algumas das nossas canções. É um momento de contato, em que nós respondemos a perguntas, saciamos curiosidades, contamos ‘causos’, essas coisas. Falamos também sobre nossas pesquisas culturais e sobre o projeto 4 Cantos”, explica Rodrigo Zanc. “Muitas vezes, vira um grande bate-papo, permeado pelo estalar das cordas e gorjear das vozes”, brinca.

Para Cláudio Lacerda, o 4 Cantos não se limita a exibições. “Trata-se de um projeto cultural. E aproximar o público da arte e do universo artístico é um dos objetivos”, diz Lacerda. “Nessas prosas-show, há desde gente interessada em conhecer instrumentos, principalmente a viola, até gente que deseja debater os processos de criação”, comenta Wilson Teixeira.

“A palavra-chave é encontro. Também nós nos encontramos, vindos de estradas diferentes, e construímos um caminho. Dividir essa diversidade de origens e essa unidade de propósito com o público, em encontros diretos, feitos de proximidade, é uma maneira de trazê-lo para a nossa jornada”, completa Luiz Salgado.

4 Cantos é um projeto cultural realizado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo) e pelos músicos Cláudio Lacerda, Luiz Salgado, Rodrigo Zanc e Wilson Teixeira, com patrocínio das Indústrias Romi e dos Supermercados Pague Menos, com apoio da Usicomp, da Prefeitura de Avaré e da Prefeitura de Botucatu e produção cultural da 3marias.

CLÁUDIO LACERDA
Estreou em 2003, com o CD “Alma Lavada”. Dois anos depois, venceu o I Prêmio Nacional de Excelência da Viola Caipira, como melhor intérprete, feito repetido nas outras duas edições do Prêmio, realizadas em 2010 e em 2013. Já dividiu palco e faixas de seus discos com nomes como Dominguinhos e Renato Teixeira. Em 2007, gravou seu segundo CD, “Alma Caipira”, e, em 2010, o autoral “Cantador”.

LUIZ SALGADO
Mineiro de Patos de Minas, suas composições são ligadas ao folclore, exaltando a biodiversidade e a cultura do povo do cerrado. Participou de vários festivais e venceu alguns deles, como o Canções para Arteiros, do Itaú Cultural, em 2009. Gravou os discos “Trem Bão” (2003), “Sina de Cantadô” (2007) e “Navegantes” (2010), além do DVD “Noite e Viola” (2012).

RODRIGO ZANC
Pesquisa a viola brasileira e suas influências há mais de 20 anos, lutando incansavelmente pela manutenção e propagação da cultura ligada ao instrumento. Participou de vários festivais, dentre eles o Viola de Todos os Cantos, da EPTV - Rede Globo, e chegou às finais de 2005 e de 2007. Em 2006, lançou “Pendenga”, seu primeiro CD. Em 2010, Rodrigo Zanc foi à Europa divulgar seu trabalho. Em 2013, produziu seu segundo disco, “Fruto da Lida”. Foi selecionado para o 26º Prêmio da Música Brasileira.

WILSON TEIXEIRA
Natural de Avaré (SP), estudou violão e piano erudito. Participou de diversos festivais relacionados com a viola ou a música regional, como os de Tatuí (SP), Ilha Solteira (SP), Avaré (SP) e Ponta Grossa (PR). Em 2001, integrou a gravação do CD “Ciranda de Cantigas”, organizado por Salatiel Silva. Em 2004, passou a fazer parte da equipe de músicos dos Trovadores Urbanos. E, em 2007, gravou o CD “Almanaque Rural”.

FICHA TÉCNICA
Projeto: 4 Cantos
Patrocínio: Indústrias Romi e Supermercados Pague Menos
Apoio: Usicomp, Prefeitura de Avaré e Prefeitura de Botucatu
Produção cultural: 3marias
Realização: 4 Cantos (Cláudio Lacerda, Luiz Salgado, Rodrigo Zanc e Wilson Teixeira), Programa de Ação Cultural (ProAC) e Secretaria da Cultura (Governo do Estado de São Paulo)

AGENDA (ENTRADA GRATUITA EM TODOS OS EVENTOS)

BOTUCATU
Prosas-show | 22/04/15
16h: Espaço Cultural Antônio Gabriel Marão | Avenida Dom Lúcio, 755 | Centro
19h: Afrape - Associação Fraternal Pelicano | Rua Donato di Credo, 796 | Vila Ferroviária

Show | 25/04/15
20h: Cine Teatro Nelli | Praça XV de Novembro, 44 | Centro

AVARÉ
Prosa-show | 23/04/15
15h: Escola Estadual “Matilde Vieira” (fechado para os alunos)
20h: Oficinas Culturais José Reis Filho | Rua Rio de Janeiro, 1763 | Centro

Show | 24/04/15
20h: Oficinas Culturais José Reis Filho | Rua Rio de Janeiro, 1763 | Centro




 

Notícias 3marias

Notícias da Cultura


Warning: Creating default object from empty value in /home/storage/7/09/6e/w3mariasprodutora/public_html/modules/mod_jw_srfr/helper.php on line 135

Login Form

Joomla 3.0 Templates - by Joomlage.com