Contato

Empresas que investem em Cultura merecem ser aplaudidas pela atitude empreendedora e também social.

 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

A recuperação dos bens históricos, assim como a preservação do nosso patrimônio e o estímulo ao resgate da memória entre crianças e jovens, fortalece o presente e projeta um futuro promissor.

Descrição:

Produção do documentário que conta a história centenária do Rio Branco de Americana, também chamado de Tigre. A produção partiu do trabalho de pesquisa, dos documentos, imagens, gravações e objetos históricos levantados pelo pesquisador e jornalista, Cláudio Giória, adotando a metodologia da história oral para a captação das entrevistas, valorizando as histórias de vida das pessoas que construíram este tradicional clube de futebol do interior paulista, cuja trajetória está diretamente ligada ao desenvolvimento da comunidade americanense.

Cerca de 800 unidades do DVD que contém o filme documentário "Tigre de Americana - Uma paixão centenária", com 90 minutos de duração, mais alguns clipes extras, que fizeram parte do projeto de registro da história centenária do Rio Branco Esporte Clube, de Americana, interior de São Paulo, foram entregues gratuitamente nas redes municipal e estadual de ensino de Americana e também em faculdades, museus e acervos da região. O objetivo com a distribuição gratuita para as escolas é fazer com que as novas gerações tenham acesso à história de Americana. “Infelizmente, ainda não cultivamos o hábito do registro de memória em nossa cidade. E se não valorizarmos o passado, como vamos respeitar o presente e construir o futuro?”, questiona a diretora do documentário, Luciana Teixeira.

Em alguns espaços houve a exibição do filme e um debate entre o público e a equipe de produção do documentário.

Realização: ProAC-Governo do Estado de São Paulo

Pesquisa: Jornalista Claudio Gioria, que pesquisa há mais de 15 anos a história do Rio Branco

Direção: Luciana Teixeira

Iniciativa: Fundação João Zanaga

Patrocínio: Supermercados São Vicente

Apoio: Grupo TodoDia de Comunicação, Agência Audaz e Big Mídia Produções

Produção Cultural: 3marias Produtora Cultural

Situação; Realizado com êxito. Inicialmente estava previsto 26 minutos, mas devido a riqueza dos depoimentos colhidos e dos documentos e objetos encontrados, o documentário passou a ter 90 minutos + um conteúdo extra.

Joomla 3.0 Templates - by Joomlage.com