Projetos Formatados

Contato

Empresas que investem em Cultura merecem ser aplaudidas pela atitude empreendedora e também social.

Rua Florindo Cibin, 329

Vila Medon

Americana/SP

Cep: 13465-230

Fone: (19) 3408-0300

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Ações culturais na Estação por um período estimado de 12 meses.

Descrição

O projeto compreende a realização de atividades nos segmentos de artes plásticas, música, cinema, hip-hop, literatura, escolas de samba e patrimônio histórico e artístico, sempre gratuitamente, promovendo o acesso à cultura à comunidade de Santa Bárbara e região. A proposta também busca valorizar os artistas locais, proporcionando aprimoramento e formação de público.  O projeto prevê a realização de diversas atividades durante o ano, sendo que em cada área, um curador será responsável pela programação.

Participantes

FUNDAÇÃO ROMI - ESTAÇÃO CULTURAL DE SANTA BÁRBARA 

Curadores (abaixo) 

3marias Produtora Cultural

 

CINEMA

Projeto: “Cine Debate”

Curadora: Marina Soler

Resumo: Realizar 12 edições mensais do projeto Cine Debate, que já faz parte da programação permanente da Estação Cultural de Santa Bárbara d’Oeste. Para a edição de abertura do Cine Debate, haverá um convidado especial para debater sobre a produção cinematográfica, devendo ser escolhido um filme estrelado ou dirigido por este convidado e preferencialmente rodado na região. Marina Soler, além de curadora, também será a provocadora dos debates em cada sessão, fazendo uma análise do filme junto com o público e motivando a discussão sobre os aspectos eminentemente fílmicos (montagem, direção de arte, visões de mundo apresentadas pela história etc.), mas, sobretudo, abordando a temática presente em cada história.

 

TEATRO

Projeto: “Mostra Interativa de Teatro”

Curador: Carlos Justi

Resumo: Realizar 10 edições mensais do projeto Mostra Interativa de Teatro, envolvendo companhias de teatro do Estado de São Paulo, grupos amadores e semi-profissionais de Santa Bárbara d’Oeste e  interessados em geral em diversas ações que estimulam a formação de público para o teatro. Serão apresentações de 10 espetáculos, oficinas, jogos e debates, que tenham como objetivo principal a pesquisa de linguagem, a estética e o apelo popular, estabelecendo diálogo transversal entre os artistas e o público.

 

HIP-HOP

Projeto: “Encontro de Hip-Hop do Interior Paulista”

Curador: Antonio Fred Pereira

Resumo: O Encontro de Hip-Hop do Interior de São Paulo consiste em promover uma série de atividades, por meio da cultura de rua que mais cresce entre os jovens, com a proposta de fomentar a discussão política e cultural nos municípios do interior do estado sobre o movimento hip-hop como elemento importante da cultura brasileira.  O encontro acontecerá em dois dias (sábado e domingo), com atividades diversas e gratuitas como debates, workshops, apresentações musicais e de dança, reunindo crianças, jovens, adultos e famílias na Estação Cultural de Santa Bárbara d’Oeste.

 

LITERATURA

Projeto: “Estação Criança”

Curadora: Luciene Tognetta

Resumo: O projeto “Estação Criança” consiste em uma série de atividades voltadas para as crianças, mas que também envolvem professores e pais, sempre com o intuito de promover a integração e trabalhar as diferenças, fazendo uso da literatura infantil.  As crianças, pais e professores participarão de atividades que irão promover a discussão sobre assuntos do cotidiano. Serão atendidos cerca de 1.500 crianças, 50 professores e 150 pais. Também haverá um evento de encerramento, reunindo todos num mesmo espaço, na Estação Cultural de Santa Bárbara d’Oeste.

 

PROJETOS ESPECIAIS - PUBLICAÇÃOProjeto: “Revista Piuí”

Curadora: Ana Paula Pontes

Resumo: Produzir quatro edições trimestrais de uma revista com o conteúdo da programação da Estação Cultural e do Centro de Documentação - CEDOC, incluindo matérias relacionadas às atividades do período e informativas da área cultural. A revista terá 40 páginas no formato 10,5 x 15 cm e tiragem de 3.000 exemplares por edição, para ser distribuída nos próprios espaços culturais da Fundação Romi, podendo também ser disponibilizada em bibliotecas públicas e outros núcleos de atividade cultural e educativa de Santa Bárbara d’Oeste.

 

PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO

Projeto: “Memorial da Ferrovia”

Curador: Manuel Vilas Boas

Resumo: Revitalização do Memorial da Ferrovia, que faz parte da Estação Cultural de Santa Bárbara d’Oeste. A intenção é torná-lo mais interativo e atrativo, permitindo a realização de atividades pedagógicas que abordarão temas ligados a história da ferrovia e sua importância para o desenvolvimento sócio-econômico e cultural de Santa Bárbara d’oeste e região. A adequação do espaço prevê também a acessibilidade.

 

ARTES PLÁSTICAS

Projeto: “Mostras de Arte Temáticas”

Curador: Carlos Augusto de Almeida

Resumo: Realizar três eventos de arte, pelo período de 30 dias cada um, acompanhados de palestras e oficinas culturais no Centro de Documentação - CEDOC - da Fundação Romi em Santa Bárbara d'Oeste. Os temas das Mostras serão “Iniciação à Arte - Esculturas”, “Arte Cinética e Instalação de Vídeo Arte” e “Expressões da Arte Regional”. Todas as atividades oferecidas serão gratuitas.

 

MÚSICA

Projeto: “Bárbaras Guitarras”

Curador: Isaías Andrade

Resumo: Bárbaras Guitarras é um festival que pretende reunir em três dias músicos e amantes da guitarra e da música instrumental brasileira para difundir um instrumento que antes era visto apenas como coadjuvante, mas com o passar dos anos vem ocupando um espaço de destaque dentro do segmento musical. O festival também pretende preencher uma lacuna que existe nesse meio cultural, já que falta espaço para que esses músicos guitarristas possam mostrar seu trabalho. O festival também irá promover um encontro desses profissionais para que ideias e conhecimentos possam ser compartilhados entre eles e o público. Nos três dias, estilos e gêneros musicais irão se misturar: jazz, rock, blues, heavy metal, country e até a bossa nova farão parte da programação.

 

MÚSICA

Projeto: “Estação Instrumental”

Curadora: Inti Queiroz

Resumo: O projeto “Estação Instrumental” visa promover a música instrumental brasileira em toda a sua diversidade, durante 10 meses, sendo um evento por mês (final de semana), com 20 shows de 40 bandas (2 bandas por noite), na cidade de Santa Bárbara do Oeste, coração do interior paulista, localizada entre cidades conhecidas como importantes cenas de música instrumental como Campinas e Piracicaba. Além dos shows, em cada final de semana haverá um workshop sobre música com importantes nomes da música instrumental.

 

EVENTOS CARNAVALESCOS E ESCOLAS DE SAMBA

Projeto: “Da Escola ao Samba”

Curador: Rodrigo Eduardo Mouraes

Resumo: O projeto Do Samba à Escola tem a proposta de ensinar percussão para crianças, jovens e adultos e ao mesmo tempo contribuir para a formação de uma bateria de escola de samba em Santa Bárbara d’Oeste para apresentações no carnaval e em demais eventos promovidos na cidade.

 

Situação 

Projeto aprovado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, enquadrado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura (ICMS), mas não captou de recursos.

Joomla 3.0 Templates - by Joomlage.com