Artigos

Brasil no topo: quando a nossa cultura encontra o mundo

O dia de hoje entra para a história do audiovisual brasileiro e da cultura brasileira também! Ver o Brasil reconhecido em cinco categorias do Oscar, sendo quatro delas com “O Agente Secreto”, é uma conquista artística que reafirma a força, a maturidade e a diversidade da nossa produção cultural.

Entre essas indicações, uma merece atenção especial: a categoria “Melhor Elenco”, novidade na premiação. Trata-se de um reconhecimento coletivo, que desloca o foco dos protagonistas para o conjunto; do reconhecimento isolado para a construção compartilhada. E isso diz muito sobre o cinema brasileiro e sobre o Brasil que queremos ver representado, pelo qual lutamos há tanto tempo.

“O Agente Secreto” é um filme profundamente brasileiro. Não apenas pelo idioma, pelos cenários ou pelas camadas políticas e sociais que carrega, mas pela escolha consciente de um elenco que mistura atores consagrados, como Wagner Moura e Maria Fernanda Cândido, com intérpretes pouco conhecidos do grande público. Um elenco que dialoga.

Essa indicação coletiva é também um reconhecimento do trabalho de direção de Kleber Mendonça Filho. Ao longo de sua trajetória, Kleber tem sido fundamental para a descentralização da produção audiovisual no Brasil, rompendo com eixos tradicionais de Rio – São Paulo, fortalecendo outras regiões, outros sotaques, contribuindo para a capilarização cultural que tanto desejamos.

Quando um filme como “O Agente Secreto” chega ao topo de uma das maiores premiações do cinema mundial, ele não chega sozinho. Chegam junto os técnicos, os artistas, os produtores e as políticas públicas de fomento à cultura, que incluem as leis de incentivo tão criticadas nos últimos tempos. Chega também um Brasil real, diverso, complexo e muito criativo.

Nós, da 3marias Produtora Cultural, que há quase 23 anos atuamos na área cultural, celebramos este momento com emoção e orgulho, porque sabemos, na prática, o quanto é desafiador sustentar projetos culturais no Brasil. Sabemos que produzir cultura é lidar com sonhos, responsabilidades e impactos reais. E sabemos, também, que quando a cultura encontra espaço, reconhecimento e visibilidade, toda a sociedade ganha.

Este é um momento histórico. Um momento que reafirma que a produção nacional merece, e pode sim, ocupar os grandes palcos do mundo. Que este reconhecimento não seja ponto de chegada, mas sim um impulso, um estímulo à produção cultural no Brasil. Que ele fortaleça ainda mais a criação, a diversidade, a descentralização e o acesso à arte.

Hoje, temos que comemorar! Pela cultura brasileira, pelo cinema nacional, pelos elencos que contam histórias com verdade, e por todos que seguem acreditando que a cultura é, e sempre será, um direito e uma potência transformadora.

Viva a nossa Cultura!
Viva o Cinema!
Parabéns aos produtores, técnicos e elenco do filme “O Agente Secreto”.
Ana Paula Pontes
3marias Produtora Cultural