Contato

Empresas que investem em Cultura merecem ser aplaudidas pela atitude empreendedora e também social.

Rua Florindo Cibin, 329

Vila Medon

Americana/SP

Cep: 13465-230

Fone: (19) 3408-0300

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A 3marias produz documentários, filmes de entretenimento, vídeos para empresas (institucionais, de treinamento, informativos) e organizações da sociedade civil, séries educativas, palestras e cursos on-line.

São muitos projetos idealizados e produzidos. Destacamos alguns trabalhos realizados pela 3marias nesses 14 anos de atuação no meio cultural.

Curso on-line:

Abelhas do seu quintal

Sinopse:

Curso inédito sobre abelhas nativas solitárias, que aborda aspectos teóricos e, principalmente, destinado à construção de ninhos seguros e adequados, oferecendo aos participantes informações preciosas para a observação das abelhas e a preservação do meio ambiente. O curso está dividido em 7 módulos e as aulas são ministradas pela ceramista Adriana Tiba, que vem desenvolvendo um trabalho junto às abelhas nativas há 3 anos. Sua experiência como artista plástica e ceramista lhe conferiu as habilidades necessárias para criar e desenvolver ninhos seguros para as abelhas, em diversos materiais, como madeira, bambu, recicláveis e a própria cerâmica, colaborando com a vida ao seu redor.

Carga Horária:

6 horas e 30 minutos (em vídeo)

Local e Data:

2017

   

 

Filme:

Tigre de Americana – Uma paixão centenária

Sinopse:

Mostra a história centenária do Rio Branco Esporte Clube de Americana, o Tigre, que vinha sendo pesquisada há pelo menos 15 anos pelo jornalista Claudio Gioria, cujo trabalho serviu de base para a produção do documentário. São valorizadas as histórias de vida das pessoas que construíram este tradicional clube de futebol do interior paulista, cuja trajetória está diretamente ligada ao desenvolvimento da comunidade americanense.

Duração:

90 minutos

Local e Data:

Americana/SP – 2015 – Exibições em 2016.

   

Filme:

Memória Viva de Americana

Sinopse:

Vídeo baseado no livro fotográfico homônimo de Juarez Godoy, que constitui um panorama da história de Americana nos últimos 30 anos, tempo de atuação do fotógrafo. Trilha sonora original de Laércio Ilhabela e Maestro Carlos Lima. Direção: 3marias Produtora.

Duração:

9 minutos

Local e Data:

Americana/SP - 2011.

   

Filme:

Laércio Ilhabela entre amigos

Sinopse:

Primeiro DVD da carreira do violonista Laércio Ilhabela, cuja arte consegue traduzir a magnífica história do violão brasileiro, com influências e estudos dos grandes mestres, acrescentando uma interpretação ímpar, com a forte influência espanhola de sua descendência. Gravado no Teatro Municipal de Americana/SP, em março de 2009, com participações especiais de Mazinho Quevedo, Maestro Carlos Lima, Marcello Pandeiro e do quarteto de cordas: Álvaro Peterlevitz, Fábio Engle, Jonas Góes e Cristina Geraldini. Direção: 3marias Produtora.

Duração:

60 minutos

Local e Data:

Americana/SP - 2011

   

Filme:

Reúso da água e aproveitamento de água de chuva

Sinopse:

Será que precisamos de água potável para lavar o carro ou regar o jardim? Essa é uma das perguntas motivadoras desse vídeo, que buscou, de forma didática, demonstrar as novas tecnologias existentes para o aprimoramento da gestão dos recursos hídricos. O reúso da água e o aproveitamento de água da chuva são alternativas eficientes para o consumo mais racional da água, e que já podem ser utilizadas em nosso dia a dia.

Vídeo-reportagem de iniciativa do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) e da Petrobras - Refinaria de Paulínia, com o objetivo de incentivar as políticas públicas voltadas ao reúso da água e ao aproveitamento de água de chuva. Parte integrante do curso de formação de multiplicadores de ações para o uso racional da água, direcionado à educação formal e não-formal.

O vídeo foi selecionado entre 100 produções de todo o Brasil para compor a 5ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente - Circuito Tela Verde - do Ministério do Meio Ambiente, em 2014, que circulou em 1.556 pontos exibidores do Brasil e de outros países de língua portuguesa.

Duração:

17’30’’

Local e Data:

Americana e região das Bacias PCJ - 2009

 
 

Filme:

15 Anos da Semana da Água

Sinopse:

Vídeo-reportagem sobre o projeto Semana da Água, realizado há 15 anos pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), voltado para escolas, em prol da conservação dos mananciais e conscientização para o uso racional da água.

Duração:

13’23’’

Local e Data:

Americana e região das Bacias PCJ - 2009

   

Filme:

Contando Histórias que Estimulam a Pensar - Histórias

Sinopse:

As histórias dos livros da coleção Contando Histórias que Estimulam a Pensar, interpretadas pelos contadores da Editora Adonis. Os clipes das histórias foram inseridos no site da editora na internet.

Duração:

44 minutos

Local e Data:

Americana/SP - 2007

   

Filme:

Como nasce um livro

Sinopse:

Reportagem que mostra o processo de produção de um livro, desde a criação da história até a parte gráfica e distribuição. Vídeo exibido dentro do projeto “Como Nasce um Livro”, realizado pela Editora Adonis com alunos de instituições de ensino de Americana e região, que visitam a editora e sua gráfica.

Duração:

13 minutos

Local e Data:

Americana/SP - 2007

   

Filme:

A vida há de vencer

Sinopse:

Vídeo-reportagem sobre a trajetória do Consórcio Intermunicipal da Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, com sede em Americana e atuação em mais de 40 municípios em prol da conservação dos mananciais e conscientização para o uso racional da água.

Duração:

8’40’’

Local e Data:

Americana, Campinas e região das Bacias PCJ - 2007

   

Filme:

Contando Histórias que Estimulam a Pensar

Sinopse:

Vídeo-reportagem sobre o projeto "Contando histórias que estimulam a pensar", que tem como meta contar histórias que estimulam a criança a pensar e assim despertar nelas a capacidade de analisar, criticar e agir com opinião formada. A proposta também é criar oportunidades de leitura, na escola e em casa, que reflitam seus sonhos e suas idéias, por meio de histórias constituídas por fatos e seres da nossa realidade e do imaginário de crianças que poucas chances têm de adquirir um livro e fazer essa viagem cultural. Projeto oferece oficinas para os educadores, visita do autor na escola, plantio de árvores e um evento aberto ao público (ANIMALIVRO). Os livros são distribuídos gratuitamente.

Duração:

5 minutos

Local e Data:

Americana/SP e Cubatão/SP – 2007

   

Filme:

Americana - Bens Culturais

Sinopse:

Compilação audiovisual dos equipamentos e bens culturais de Americana, com o objetivo de registrar e divulgar o patrimônio cultural da cidade. Neste primeiro volume estão catalogados os prédios e espaços que fazem parte da história do município ou que têm importância na manifestação da cultura. Outros volumes de DVD interativo específico deverão registrar os talentos nas áreas de música, teatro, artes plásticas, literatura, folclore, dança, entre outras. Americana dá, assim, um grande passo no sentido de preservar o patrimônio da cidade, valorizando as manifestações e os bens culturais que aqui existem.

Duração:

53 minutos

Local e Data:

Americana/SP – 2007

   

Filme:

Vídeo-reportagem do Projeto Aprenda Cantando

Sinopse:

Vídeo institucional do Projeto Aprenda Cantando, que tem por objetivo a formação de corais de estudantes nas escolas de Americana, trabalhando músicas com conteúdo educativo e valorizando a auto-estima dos alunos, professores e, até mesmo, das instituições de ensino.

Duração:

8 minutos

Local e Data:

Americana/SP – 2005

   

Filme:

A Executiva

Sinopse:

Institucional da empresa de recursos humanos A Executiva.

Duração:

5 minutos

Local e Data:

Americana/SP - 2005

   

Filme:

Sabores da História

Sinopse:

Piloto de programa gastronômico de televisão, apresentado pela chef Eloiza Teixeira, que mostra o preparo de um prato, faz a sua contextualização na história e entrevista os seus criadores com o intuito de informar e dar dicas de cozinha aos telespectadores. O programa é editado de forma dinâmica, com animações e vinhetas, além de músicas relacionadas ao tema do prato em questão.

Duração:

5 minutos

Local e Data:

Americana/SP e Florianópolis/SC - 2004

   

Filme:

Vídeo-reportagem do Projeto Crescendo no Esporte

Sinopse:

Reportagem sobre o projeto que envolve cerca de cinco mil crianças carentes nos municípios de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Limeira, no trabalho de inclusão social através do esporte. O projeto é resultado da parceria entre as prefeituras das três cidades e a empresa Ripasa S/A Celulose e Papel.

Duração:

8 minutos

Local e Data:

Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Limeira/SP - 2004

   

Filme:

Abrace um Velho Amigo!

Sinopse:

Comercial para TV - Campanha de incentivo à participação da comunidade junto aos moradores do Lar dos Velhinhos de Campinas. Veiculado por 15 dias na EPTV Campinas - Rede Globo.

Duração:

30’’

Local e Data:

Campinas/SP – 2003

   

Filme:

Vídeo-reportagem Nossa Cara

Sinopse:

O projeto Oficina de Outdoor é um trabalho do artista plástico Luciano Bortoletto, desenvolvido com instituições de ensino e entidades filantrópicas, sempre envolvendo crianças. A oficina consiste na produção de painéis a partir da reciclagem de papel de outdoor e do envolvimento dos alunos em uma atividade artística e educativa. O resultado da atividade é mostrado nas ruas da cidade, repercutindo junto à comunidade. Em Americana, a oficina foi realizada pela Fundação Americanense de Educação e Cultura - Colégio Antares, na qual cada aluno fez sua cara através da técnica de recorte e colagem, produzindo 24 outdoors que foram espalhados nas cidades de Americana e Santa Bárbara d’Oeste.

Duração:

5’30”

Local e Data:

Americana/SP e Santa Bárbara d’Oeste/SP – 2003

 
 

Filme:

Vídeo-documentário Amo o Oma

Sinopse:

"... Amai para entendê-las / Pois só quem ama pode ter ouvido

Capaz de ouvir e de entender estrelas."

O poema de Olavo Bilac ilustra bem todo o romantismo e a poesia que ainda podemos descobrir na Astronomia. No corre-corre do mundo moderno, muitas vezes não encontramos tempo para apreciar as belezas e maravilhas do céu. Este documentário utiliza a poesia de Bilac e a música clássica (de Vivaldi, entre outros) para mostrar a importância da observação das estrelas e o quanto podemos aprender entendendo o que acontece sobre nossas cabeças, já que “o céu é uma fonte inesgotável de conhecimento”. O Observatório Municipal de Americana (OMA), que já serviu de referência e modelo para outros países, é o principal cenário deste documentário.

Duração:

8’30”

Local e Data:

Americana/SP – 2003




 

Joomla 3.0 Templates - by Joomlage.com