O que é o Programa de Ação Cultural - ProAC ICMS/SP
É uma forma de investimento na Cultura por meio de uma Lei de Incentivo Fiscal (12.268/2006) que permite que a empresa destine um percentual do ICMS a ser pago mensalmente para um projeto cultural aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
Tudo é muito simples, rápido, prático e interessante para a empresa. Se você recolhe ICMS você pode ser um patrocinador da Cultura.
Pelo Sistema criado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda, ao fazer a guia de recolhimento do ICMS a empresa já pode optar em destinar parte do ICMS (até 3% = existe uma tabela) para um ou mais projetos culturais.
Se a empresa manifestar o interesse em investir num projeto cultural, na própria guia a ser recolhida a Secretaria da Fazenda já informa quanto a empresa pode destinar/mês para um projeto cultural e um banco de projetos se abre na tela para que ele possa escolher.
Em anexo segue mais detalhes de como fazer este credenciamento e a destinação do ICMS.
Todo projeto cultural tem um plano de mídia/divulgação e em todo material produzido, seja ele anúncios em jornais e revistas, spots publicitários em rádio e TV, folder, cartas etc. levará o nome do patrocinador.
Além de estar ajudando a fomentar a cultura na sua cidade, no seu estado e no seu país, gerando emprego e divisas, o patrocinador também ganhará com a valorização da sua marca por meio do marketing cultural e de relacionamento.
A empresa ajuda um projeto cultural acontecer e ainda divulga o nome a CUSTO ZERO, já que o recolhimento do ICMS teria que ser feito mesmo.
Neste início de século, existe uma tendência mundial que aponta a indústria cultural e do entretenimento como grande aliado na solução de problemas de comunicação entre as empresas e seu público alvo.
A exposição da marca aos clientes, quando agregada a momentos de lazer, como um show musical, uma peça de teatro, um livro, por exemplo, é comprovadamente mais eficaz, pois o público está sensibilizado e aberto a receber novas informações.
O cidadão de hoje entende que se existe uma preocupação da empresa seja com o cultural, social ou ambiental é sinal de que ela também se preocupa com a comunidade.
Empresas que investem com regularidade em atividades culturais comprovam o retorno positivo do investimento em cultura, tornando o patrocínio um ótimo negócio.
Vamos investir em Cultura!!! Seja também uma empresa aplaudida no mercado!!!!
Para ter mais informações sobre a lei você pode acessar a página da Secretaria de Cultura (www.cultura.sp.gov.br) ou da produtora cultural 3marias (www.3mariasprodutora.com.br).