Pesquisador do filme do clube Rio Branco de Americana participa de live gratuita
A intenção é compartilhar informações sobre o trabalho de pesquisa, os bastidores do filme e a importância de preservar a história do clube
O pesquisador e jornalista, Claudio Gioria, autor do livro Almanaque do Rio Branco - O embaixador de Americana, e responsável pela pesquisa de mais de 20 anos da história do clube americanense, que deu origem ao documentário Tigre de Americana - Uma Paixão Centenária, participa de uma live gratuita, organizada pela 3marias Produtora Cultural e Audiovisual, com apresentação da produtora e jornalista Ana Paula Pontes, no dia 29 de junho, às 18h30. A transmissão ocorrerá pelo canal do YouTube da produtora: https://bit.ly/tigre-live-3marias
A iniciativa faz parte do programa de fomento ProAC Expresso Editais 2021, do Governo do Estado de São Paulo, no qual a 3marias, produtora do documentário, foi selecionada para o licenciamento do filme, que em breve terá exibição on-line e gratuita em diversas plataformas digitais e canais de divulgação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e na plataforma #CulturaEmCasa. “Ter o filme selecionado, entre tantas obras apresentadas, foi muito gratificante! E agora ainda temos a oportunidade, através do edital, de realizar uma conversa com o pesquisador Claudio Gioria, que tem tanta história pra contar, tanto sobre o filme quanto sobre a pesquisa pela qual ele é apaixonado. Precisamos manter vivas essas histórias, resgatar e registrar essas memórias, não só do futebol, mas de toda uma comunidade, tão representativa do interior do Estado de São Paulo. A gente vê como importante, necessário e sempre oportuno o esforço de preservar a história, que é a nossa identidade”, comemora a diretora do documentário, Luciana Teixeira.
Tigre De Americana - Uma Paixão Centenária conta a história de mais de 100 anos do Rio Branco Esporte Clube de Americana, um dos mais tradicionais clubes do interior de São Paulo. O filme foi produzido em Americana entre 2013 e 2015, tem 90 minutos de duração (o tempo de uma partida de futebol) e teve como base a pesquisa minuciosa de mais de 20 anos do jornalista Claudio Gioria, que fez um levantamento detalhado em jornais da época, desde 1913, além de entrevistar personalidades do mundo esportivo e pessoas que ajudaram a construir a história do clube. “Será muito bom compartilhar com as pessoas detalhes desse trabalho de pesquisa, contar dos bastidores do filme, das entrevistas realizadas com jogadores, jornalistas e pessoas que ajudaram a construir o clube, além de ressaltar a importância da gente cuidar e preservar a nossa história”, destaca Gioria.
Resgate da história do clube e do futebol brasileiro
O rico conteúdo histórico do filme é de grande relevância para a história do futebol no Brasil, devido à formação de um clube esportivo que nasceu antes mesmo que a própria cidade de Americana (SP), que teve altos e baixos e é considerado ainda no meio esportivo como um “celeiro de craques”, por ter formado e revelado muitos jogadores que fizeram sucesso em clubes brasileiros e da europa, enaltecendo o nome do Brasil.
A equipe de produção fez um trabalho de levar o filme para espaços públicos, como universidades e escolas. O futebol é a paixão do brasileiro, portanto, contar uma história e promover debates acerca do filme foram formas encontradas pela 3marias Produtora para atrair a atenção das crianças e jovens. “Conversando com educadores e coordenadores pedagógicos da rede pública de ensino, vimos que o filme poderia ser uma ferramenta extremamente útil nesse trabalho de resgate histórico, especialmente com as crianças e jovens que, muitas vezes, não dão importância à nossa história e mesmo ao nosso patrimônio, algumas até o destruindo, por não terem o conhecimento da importância de conservar”, frisa a produtora cultural da 3marias, Ana Paula Pontes. A equipe de produção criou também, para acompanhar o filme nas escolas, o Caderno do Professor, com várias possibilidades de trabalho em sala de aula.
Valorização dos profissionais - Produção toda local
Esse olhar para o interior paulista vem ao encontro de tudo o que a 3marias Produtora sempre defendeu nestes 20 anos de atividade (a empresa foi criada em 2003), que é a valorização dos artistas e de todos os fazedores de cultura, em toda a sua cadeia produtiva, que atuam fora dos grandes centros, como a capital paulista. No filme Tigre de Americana - Uma Paixão Centenária, os profissionais envolvidos eram de Americana (SP), mostrando assim a qualidade técnica, profissional e artística de pessoas da cidade, tanto na concepção, desde a pesquisa, até a produção e distribuição do filme. Profissionais estes que se orgulharam de participar e se emocionaram com o resultado final, por também fazerem parte dessa história.
Tigre de Americana - Uma Paixão Centenária, selecionado pelo programa de fomento ProAC Expresso Editais 2021, foi viabilizado por meio de um projeto cultural, que teve iniciativa da Fundação João Zanaga, com patrocínio oficial dos Supermercados São Vicente e apoio da Rede TODODIA de Comunicação (Jornal TodoDia) e da Agência Audaz. A produção do documentário foi da 3marias Produtora Cultural e Audiovisual, estúdios da Big Mídia Produções, com direção de Luciana Teixeira, consultoria do jornalista e historiador do Rio Branco, Claudio Gioria, e realização do Programa de Ação Cultural (ProAC-ICMS), Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo.
SERVIÇO:
- Produtora Executiva do filme: Ana Paula Pontes
Contato: 19 99142-7080
- Jornalista e pesquisador: Claudio Gioria
Contato: 19 98428-1941
- Diretora do filme: Luciana Teixeira
Contato: 19 98820-9050
Material de Apoio
- Teasers do filme podem ser assistidos no link:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL61ZD_a77ZX8UHW3chXMeavJjuZmIb1q3
- Caderno do professor:
http://www.3mariasprodutora.com.br/docs/TigreDeAmericana-CadernoProfessor.pdf