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Prédio italiano histórico de Piracicaba (SP) pode ser restaurado

Projeto técnico foi aprovado no ProAC e empresas podem destinar o ICMS

O prédio histórico que abriga a Società Italiana de Piracicaba (SP), fundada em 1887, pode ser restaurado em breve, conforme projeto cultural aprovado em março de 2023 no ProAC, que é a Lei de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo. O projeto consiste na elaboração do Memorial de Restauro e dos projetos executivos, arquitetônicos e complementares, necessários para formatação do projeto completo de restauro do imóvel construído entre 1904 e 1905, sendo considerado um dos mais importantes patrimônios históricos da cidade piracicabana, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (CODEPAC), em 1992.

O espaço tem sua importância para o Brasil também, por ainda hoje ser um dos únicos e típicos exemplares de teatro italiano do final do século passado, decorado com belíssimos afrescos, pintados pelos irmãos Tozzi, que retratam ícones das artes, como Michelangelo, Giuseppe Verdi, Galileo Galilei, entre outros. Em sua estrutura, é possível observar a marca das referências culturais italianas. 

Pelo projeto aprovado no ProAC-ICMS, também será produzido um site com conteúdo histórico e haverá uma palestra com a restauradora Juliana Binotti, com o intuito de informar a população sobre a importância de preservar os prédios históricos, por tudo que eles representam, como o fortalecimento da cultura e da identidade locais. E, ainda, uma apresentação de música instrumental com a Academia Jovens Músicos, que tem feito uso do espaço para ensaios e apresentações de crianças e jovens que participam dos projetos de formação musical.

 

QUEM PODE INVESTIR?

Toda empresa que recolhe ICMS, pode destinar até 3% do valor a pagar, mensalmente, para um projeto cultural já aprovado no ProAC. 

O investimento tem custo zero e muitos ganhos! 

 

GANHOS AO INVESTIR EM CULTURA:

- RELACIONAMENTO COM SEU PÚBLICO

O investimento em cultura é uma grande ferramenta de comunicação da empresa com seus colaboradores e sua comunidade. Os colaboradores da sua empresa vão gostar muito de fazer parte de uma organização comprometida com a comunidade e que promove boas ações. E o mesmo acontece com a comunidade, ao poder usufruir de uma ação da empresa que promove o bem estar. O espectador que for a um espetáculo ou a uma exposição, ou visitar um prédio histórico que foi restaurado e teve a história preservada vai saber que aquela empresa permitiu que ele vivesse aquele momento bom e prazeroso. Nesse caso específico, você vai contribuir para manter viva a história da Società, da comunidade italiana, de Piracicaba… A nossa HISTÓRIA.

- GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

Investir em ações culturais é uma ótima oportunidade para estimular as criações artísticas do país, valorizar a arte, os produtores e os artistas. Por trás de todo projeto cultural tem dezenas de pessoas trabalhando. 

- VISIBILIDADE

Um plano de mídia está sendo elaborado para este projeto, que dará visibilidade ao patrocinador, com divulgação nas redes sociais e em outros meios de comunicação, além de inserir a logomarca em todo o material a ser produzido. O projeto também conta com o trabalho de uma assessoria de imprensa, que irá estimular a mídia espontânea.

- VALORIZAÇÃO DA MARCA

Quando falamos em valorização da marca, não estamos falando somente em visibilidade do nome da empresa e da logomarca, e sim, em algo mais abrangente e mais transformador.  Sua marca é valorizada hoje, ou melhor, lembrada, não apenas pelo design, e sim pelo IMPACTO QUE ELA CAUSA NA COMUNIDADE, pela simpatia que ela estabelece com seu público. As pessoas estão revendo seus valores e isso implica no relacionamento que elas passam a ter com as marcas, os produtos e os serviços.

- VISÃO DE MERCADO

No mercado competitivo, o investimento em Cultura também é um GRANDE DIFERENCIAL da empresa, uma questão de estratégia. Hoje, são muitas as empresas que pedem um balanço das ações de sustentabilidade (relação da empresa com seu público interno e externo) para contratar os serviços ou comprar os produtos de outra empresa. 

O investimento em cultura pode sim fazer parte destas ações de relacionamento com os públicos de interesse, os chamados stakeholders.

Fazer parte de uma ação cultural é prazeroso demais e você só vai poder contabilizar os resultados investindo.

 

BENEFÍCIO FISCAL: ICMS

No Estado de São Paulo existe a Lei 12.268/2006, que cria o Programa de Ação Cultural (ProAC). A empresa que recolhe o ICMS pode destinar até 3% do que vai pagar de imposto para uma ação cultural.

Pelo Sistema criado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda, ao preencher mensalmente a guia de recolhimento do ICMS, a empresa pode optar por destinar parte do ICMS para um ou mais projetos culturais, até o limite de 3% do valor a ser pago. 

A empresa, ao manifestar interesse em ser um patrocinador da Cultura, o próprio sistema informa o valor que pode ser destinado por mês para o projeto cultural escolhido. Destacando que a empresa optando em investir, não fica obrigada a fazer a destinação todo mês. É livre! É tudo muito simples e prático!

 

RESTAURADORA RESPONSÁVEL

Juliana Binotti é a proponente do projeto técnico aprovado. Ela é arquiteta e urbanista, formada pela PUC-Campinas; possui especialização em “Restauração de Pintura” (Florença, Itália) e especialização em “Patrimônio Arquitetônico: Teoria e Projeto”, (PUC-Campinas). É mestre em engenharia civil pela Unicamp. Atualmente é doutoranda em Arquitetura pela Unicamp, com pesquisa na área da preservação do patrimônio cultural. É conselheira, desde de 2003, do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Limeira (CONDEPHALI), tendo sido presidente por mais de 10 anos. É membro da subcomissão de arquitetura, na Comissão de Bens Culturais Eclesiásticos (CBCE) da Diocese de Limeira. Participa do grupo de pesquisa “Italianos no interior de São Paulo” (IAU-USP) e é membro do Núcleo Docomomo São Paulo (Arquitetura Moderna). Frequentou cursos especiais, como História da Arte (Centro Cultural, Campinas/SP, ministrado pelo artista plástico Egas Francisco) e Restauro di Dipinti (Istituto per l’Arte e il Restauro “Palazzo Spinelli”, em Firenze, Itália).

 

PRODUTORA CULTURAL

A produção cultural é da 3marias Produtora, de Americana (SP), que já atua no meio cultural há 20 anos. São mais de 100 ações já viabilizadas por meio de leis de incentivo, entre elas, os projetos da Academia Jovens Músicos, que tem sede em Piracicaba (SP) e visa a formação musical de crianças e jovens. A 3marias também participou da produção dos seguintes projetos:

- Restauro do prédio da Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua, patrimônio histórico-cultural de Americana (SP), primeira igreja a ser construída na cidade, em 13 de junho de 1897, por meio de um mutirão de moradores, na época, imigrantes italianos.

- Restauro do Casarão do Salto Grande, em Americana (SP), prédio que abriga o Museu Histórico Pedagógico Municipal “Dr. João da Silva Carrão”.

- Reforma do Teatro Municipal Lulu Benencase, em Americana (SP), com a substituição da iluminação e da vestimenta cênica.

 

DADOS DO PROJETO:

Nome: Projeto Técnico de Restauro: Società Italiana de Piracicaba

Proponente: J.Binotti Arquitetura Ltda.

Código: 37913

Valor:  R$ 446.380,00

Publicação de aprovação: 23/03/2023 - Diário Oficial do Estado de São Paulo

 

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