“Viver sem arte é viver em profunda pobreza espiritual” - Frei Betto

Com a proposta de levar a arte e a cultura para mais próximo do público, a 3marias Produtora trabalhou muito em 2014, felizmente. Foram diversos projetos aprovados e outros realizados nas cidades de Santa Bárbara d’Oeste, Piracicaba e região, envolvendo um público em torno de 40 mil pessoas, em mais de 50 eventos.

A realização do ‘Via Crucis’, na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, mais uma vez foi sucesso. Foram seis apresentações e um público de mais de 25 mil pessoas, de todas as idades. O projeto envolveu artistas locais e da região e a participação maciça da comunidade que atuou como figurante e também assumindo outras funções, como no auxílio para a construção do cenário, na produção do figurino, da maquiagem etc.

Também tivemos projetos em 2014 envolvendo artes plásticas, literatura infantil e música regional e erudita. Em Piracicaba, destacamos o crescimento do projeto ‘Jovens Músicos’, um trabalho de formação de crianças e jovens – 12 a 30 anos - com aptidão para música, totalizando 110 alunos de Piracicaba e região. Foram oferecidas oficinas semanais de instrumentos de orquestra, masterclasses com músicos conceituados nacional e internacionalmente e concertos públicos, estimulando a prática dos alunos formados pelo projeto e promovendo uma aproximação da música com a comunidade de Piracicaba e região. Também foram implantadas outras linhas de trabalho, com a criação do Quinteto de Metais Projeto Jovens Músicos, Essemble de Metais Jovens Músicos e Orquestra Acadêmica Jovens Músicos. E ainda aulas de flauta doce e de canto coral, além de musicalização para crianças, a partir de cinco anos.

 A intenção é sempre crescer, mas não em quantidade e sim em qualidade do que é oferecido ao público, em cidades diversas. Temos como foco promover os artistas locais e a aproximação deles com seu público. E quem ganha com essa interatividade são os que produzem e, principalmente, os que consomem cultura, pois como bem disse Frei Betto, não podemos viver sem arte.

Sabemos que não é nada fácil promover ações culturais, principalmente envolvendo artistas locais, e por isso as parcerias são essenciais! Nessa caminhada encontramos em 2014 empresas que acreditaram na nossa proposta e abraçaram a cultura: Supermercados Pague Menos, Indústrias Romi, Usicomp, Bom Peixe, Caterpillar, Oji Papeis, Eaton, Rigesa, Ober e Texfyt. Também tivemos o apoio da Fundação Romi e das prefeituras das cidades que receberam os eventos. A todos, os nossos aplausos!

Como diz Fernando Portella, do Instituto Cultural Cidade Viva, “a educação ensina a ler e escrever, mas só a cultura ensina a enxergar”. A arte provoca, nos faz pensar! É disso que precisamos!  Precisamos também de mais empresas com esse olhar para a Cultura. O investimento é a custo zero, já que basta apenas destinar o imposto que é pago para a cultura. Na Rouanet é permitido para pessoa física destinar até 6% do IR a pagar e a empresa, tributada pelo lucro real, até 4%. Já no ICMS a empresa pode destinar até 3% do valor recolhido por mês.  Pode parecer pouco, mas para a cultura, que carece de recursos, é muito.

A maior motivação da equipe ao criar um projeto é acreditar que a formação da cidadania está intimamente ligada à cultura. Como bem diz a professora Divina Bertália, “a cultura deveria fazer parte da cesta básica de todo cidadão”. Trabalhamos pra que isso aconteça. O desenvolvimento da arte é um importante trabalho educativo, pois estimula a inteligência, a criatividade e contribui para que tenhamos pessoas mais sensíveis, mais humanas! Lamentamos que muitas vezes as atividades culturais são pensadas apenas como ações sócio-educativas para “recuperar algo que foi perdido”. Dias atrás vi uma matéria na TV mostrando que a poesia transformou a vida de um jovem detido na Fundação Casa.  Agora ele vê um futuro promissor ao sair da cela. A poesia desse jovem, que ganhou um concurso nacional, tem como tema a liberdade. É possível que se ele tivesse tido acesso à poesia na infância ele não estivesse preso hoje.

Nosso desejo de que 2015 seja melhor ainda pra nossa Cultura! Que ela possa transformar muitas vidas!

 

Joomla 3.0 Templates - by Joomlage.com